PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

5 dicas de como economizar energia com a geladeira

Dentre os eletrodomésticos de cozinha, a geladeira é o que mais gasta energia. Atualmente, os modelos comercializados são mais eficientes nesse sentido, fabricados para otimizar esse consumo.

Entretanto, é preciso cultivar alguns hábitos para saber como economizar energia, por mais competente que o produto seja.

Os modelos antigos de geladeira consomem mais energia, mas o tamanho do aparelho também influencia nessa questão. Quanto mais for o refrigerador, maior será a sua capacidade de armazenamento, portanto, maior será o seu consumo para manter tudo o que for guardado ali na temperatura ideal.

Com base nisso, elaboramos o conteúdo de hoje para te ajudar a criar costumes e evitar que a sua geladeira consuma mais energia do que o necessário.

Confira!

1. Deixe-a sempre ligada

Saiba que a geladeira é um eletrodoméstico que precisa estar ligado 24h por dia. Então, desligar o aparelho durante e noite e religar pela manhã não ajuda a poupar energia; isso porque a geladeira consome luz para se manter em uma determinada temperatura.

Ao ser desligada, seu motor trabalhará de forma dobrada para compensar o período de desligamento.

2. Não a use como varal

Este é um hábito comum para muitas pessoas, já que o calor da região ajuda a secar as roupas. Mas, entenda que não é o recomendado; ao fazer isso, o motor é sobrecarregado e o consumo de energia aumenta bastante.

Além disso, você fica sujeito à choques.

3. Espere os alimentos esfriarem

Outra coisa que ajuda a economizar energia do eletrodoméstico é esperar que os alimentos esfriem antes de os guardar. Quando você armazena um alimento ainda quente na geladeira, o aparelho utilizará mais energia para fazer com que ele chegue à uma temperatura mais baixa.

4. Confira o estado das borrachas

Para se prevenir do desperdício de energia, verifique sempre se as borrachas de vedação estão funcionando corretamente. Uma dica é utilizar uma folha de papel para verificar isso; coloque a folha entre a porta e a parede do refrigerador e a feche.

Se o papel permanecer preso no local, a vedação está adequada. Caso contrário, significa que está na hora de trocar a borracha, pois a vedação não está sendo feita adequadamente, o que consome bastante energia.

5. Descongele regularmente

Se a sua geladeira costuma criar uma camada de gelo no congelador, é importante descongelá-lo periodicamente. Essa crosta de gelo contribui para o alto consumo de energia do aparelho, por isso que se deve fazer o degelo.

Mas, se o seu aparelho refrigerador possuir a tecnologia frost free, não precisa se preocupar; tais produtos possuem um sistema de descongelamento automático, o que facilita muito sua manutenção.

Ao seguir todas estas dicas, certamente você conseguirá economizar energia com a sua geladeira. Porém, se mesmo com todas essas sugestões o gasto de energia em sua asa não reduzir, acione uma assistência técnica o quanto antes. Assim, você não só poupa despesas, como mantém a vida útil do eletrodoméstico.

 

Gostou no nosso artigo? Então assine a nossa newsletter para ter acesso a mais dicas e conteúdos como este! ?

Top