PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Borracha da geladeira: aprenda como limpar e tirar o mofo

Com a vida corrida que temos atualmente é impossível ficar um dia sequer sem uma geladeira, não é mesmo? E para que ela entregue tudo que precisamos é necessário que seu funcionamento esteja 100% em dia.

E por incrível que isso pareça, sabia que o simples fato da borracha da geladeira apresentar alguns pequenos detalhes, pode comprometer a funcionalidade da geladeira?

Mas como podemos fazer para aumentar o tempo de uso da borracha e mantê-la sempre limpa? Continue a leitura para você saber mais.

De quanto em quanto tempo limpar a borracha da geladeira

O ideal é que ela passe por uma limpeza a cada 15 ou 20 dias, sempre que a geladeira for limpa. Só com essa rotina, a durabilidade e as funções da borracha estarão resguardadas.

Mas, se por acaso, sujeiras indesejáveis ou até mesmo mofo surgir na borracha da geladeira, não entre em pânico. Alguns truques simples vão ajudar a eliminar esse problema sem que seja necessário partir para uma intervenção mais drástica.

E o melhor, todos os produtos que precisamos para efetuar a limpeza já estão em casa.

Como limpar a borracha da geladeira e tirar o mofo

Em casos mais simples, uma simples passada de detergente de louça pode ajudar. Ele não atua como um aniquilador de mofo, caso a bactéria já esteja instalada na área, mas ajuda na prevenção e na retirada das manchas mais claras.

Para isso, basta diluir uma pequena quantidade em um balde com água, pegar uma bucha de lavar louça e efetuar a limpeza. Depois desse procedimento é só secar o local (esse é um detalhe importante para que não haja a possibilidade do surgimento de mofo ou bolor) e está pronto.

Como remover sujeira pesada na borracha da geladeira

Em casos um pouco mais graves, um bom material para realizar a limpeza é o vinagre branco destilado. Nesse caso, você pode (com o auxílio de um borrifador) borrifar o vinagre direto na borracha e aguardar por um período de 10 a 15 minutos.

Após isso esfregue com uma escova de cerdas macias as ranhuras, limpe a borracha com um pano úmido, seque bem e está pronto.

Agora, se as manchas já estão mais escuras o melhor remédio para limpar a borracha da geladeira é a água sanitária.

A solução para ser utilizada neste processo também é bem simples de ser produzida. Confira abaixo:

  • 1/4 de colher de sopa de água sanitária;
  • 1 litro de água morna ;
  • 1 recipiente que comporte toda a mistura.

Pegue todos os itens e misture no recipiente que você separou e aplique na borracha da geladeira com o auxílio de um pano ou esponja .

Esfregue bem as áreas afetadas. Após isso, limpe toda a borracha com um pano umedecido com água e seque bem.

Isso deve eliminar totalmente qualquer tipo de mofo ou bolor da borracha. Com essas dicas utilizadas no dia a dia da nossa casa, a vida útil deste eletrodoméstico indispensável vai ser ainda maior.

Cuidados durante a limpeza da borracha da geladeira

Vale sempre lembrar que não é recomendado a aplicação de água sanitária diretamente na borracha, porque o produto é muito forte e pode causar descoloração e até mesmo o ressecamento da borracha, diminuindo sua vida útil.

Outra dica importante, para proteger a borracha das intempéries da limpeza e também do tempo, vale a pena passar um pouquinho de vaselina para que ela não resseque e mantenha seu desempenho sempre no máximo.

Economizando na conta de energia

Tendo esse cuidado e atenção com a borracha da geladeira, seu eletrodoméstico funcionará em condições padrões por muito mais tempo. É importante que essa peça esteja sempre limpa e assim garantir o fechamento hermético e completo da porta da geladeira.

Com isso os alimentos ficarão sempre bem conservados e o eletrodoméstico cumprirá com suas funções sem gastar mais energia por isso. Desta forma o consumo de energia estará sempre controlado e os alimentos sempre bem conservados.

 

Viu como é muito simples cuidar da manutenção e limpeza da borracha da geladeira? Para receber mais dicas como essa, assine a nossa newsletter! 😉

Top