PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Por que minha geladeira não gela na parte de baixo?

Uma geladeira que não gela na parte de baixo é sem dúvida um grande problema, certo? No entanto, nem sempre este é o caso de procurar um novo eletrodoméstico, já que alguns detalhes podem estar ocasionando este defeito e a solução pode ficar bem mais em conta do que a gente imagina.

Geladeira de uma ou duas portas

Primeiramente é importante saber que os problemas e o conserto podem variar de acordo com a disposição da sua geladeira. Ela tem uma ou duas portas? Isso realmente faz diferença caso a parte de baixo não esteja cumprindo com sua tarefa.

Em todo caso, o fato da geladeira não gelar na parte de baixo pode estar relacionado a um amplo leque de possibilidades, os quais nós listamos os principais para que você possa ficar alerta.

Principais motivos pelos quais a sua geladeira não gela

O primeiro deles é a possibilidade de existir um furo na tubulação que leva o gás responsável por resfriar o equipamento. Isso afeta diretamente até onde o gás consegue e pode chegar.

Problema na condensadora

A condensadora muito suja também pode ser responsável por esse mau funcionamento. Mas o que é a condensadora? É aquela parte atrás da geladeira na qual costumamos colocar roupas para secar.

E quando ela fica muito suja, parte do gás responsável pelo resfriamento não consegue chegar até os pontos corretos podendo ocasionar o problema.

Desgaste da borracha

Outro detalhe que também pode ocasionar o não resfriamento da parte inferior é o desgaste da borracha da porta.

Com essa borracha desgastada o ar quente consegue entrar no compartimento fazendo com que a conservação dos alimentos não aconteça de forma correta. Manter a borracha sempre limpa, previne que esse problema aconteça.

Problema no Compressor

O compressor com defeito também pode ser o responsável por este mau funcionamento. Já que quando este equipamento – que tem como função comprimir o gás que realiza a refrigeração – não consegue cumprir com sua função, todo o funcionamento do eletrodoméstico fica desestabilizado e o conserto da sua geladeira é a única forma de fazê-lo voltar a funcionar.

Demais problemas

O filtro secador também pode ser responsabilizado por esse problema. Este equipamento tem a função de bloquear partículas sólidas e a umidade do sistema.

Porém, quando ele apresenta defeito, somente uma parte do gás responsável pelo resfriamento chega à região interna da geladeira e todo o sistema de refrigeração sofre.

Outro problema que pode fazer com que a geladeira não gele a parte de baixo é a lâmpada interna permanecer acesa após o fechamento da porta. Isso pode acontecer por causa de uma falha no interruptor, que precisa ser substituído.

Deixe sua geladeira com um especialista

Por fim, em meio a tantos detalhes que podem estar fazendo com que a sua geladeira não gele a parte de baixo, e por se tratar – quase sempre de possibilidades complexas – o ideal é contar com um profissional qualificado para diagnosticar de forma correta o problema.

 

Por isso, contar com a Assistência Técnica MG, empresa com mais de 16 anos de história, é uma ótima ideia para te ajudar na manutenção e no conserto desse equipamento tão importante para seu lar.

Top