PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Seu ar condicionado está fazendo barulho? Veja o que pode ser

O aparelho refrigerador pode trazer conforto nos dias mais quente, contudo, nem sempre o sossego permanece, já que ele pode apresentar problemas que devem ser solucionados para cumprir seu objetivo.

Esse é o caso quando seu ar condicionado está fazendo barulho, mas isso não significa que ele esteja com um mal funcionamento, algumas vezes pode ser desgaste de uma peça.

Na realidade existem várias possibilidades para o eletrônico apresentar ruídos, por isso, para você conhecer mais sobre o que está acontecendo, abaixo vamos listar algumas causas prováveis.

Confira!

Por que o ar condicionado está fazendo barulho?

Quando seu equipamento doméstico passa a fazer barulhos, é sinal de que algo está fora do normal. Dentre as alternativas mais comuns para que isso ocorra, estão:

Peças soltas

Algumas vezes as pás que acompanham o ar condicionado podem ter se soltado ou estarem quebradas. Isso provoca vibrações na aparelhagem, causando o ruído indesejado, sendo necessário a troca.

Desgastes de peças

Além de peças soltas, outro problema muito comum em aparelhos é o desgaste de um componente. Isso pode ocorre pelo tempo de uso e pela falta de manutenção.

Essa deterioração pode acontecer não apenas com as pás, mas também com o sistema de bloqueio das grades frontais.

Para garantir o tempo útil de funcionamento e evitar o desgaste, é fundamental realizar a manutenção regular e manter os filtros sempre limpos, pois, do contrário, o ar condicionado pode acumular sujeira e ficar sobrecarregado, fazendo com que as peças estraguem facilmente.

Má instalação

Se seu equipamento foi instalado recentemente e o barulho começou, é bom avaliar a instalação, pois o técnico pode não ter colocado os componentes corretamente.

Você pode fazer um teste simples para verificar se esse é o caso, basta tocar no ar condicionado e perceber se está ocorrendo uma vibração anormal. Percebendo o problema, entre em contato com a assistência para conferir o procedimento realizado.

Problema com o motor

Outra questão que pode está afetando seu aparelho, fazendo com que o ruído aumente é o motor. Equipamentos muito antigos, com tempo de uso, costumam prejudicar o sistema, provocando degradação. Nessa situação, é melhor não insistir na utilização até que um técnico avalie a questão.

Tempo de uso

As peças do ar condicionado, assim como em qualquer aparelhagem possuem tempo de vida útil, pois são fabricadas com materiais plásticos que desgastam com uso. Sendo assim, quanto mais velho, maior será o ruído emitido durante o funcionamento.

Isso acontece porque cada parte fica exposta a uma constante variação de temperatura, fazendo com que haja dilatação das moléculas, aumentando o barulho no ambiente.

Seja qual for a situação, para que uma avaliação seja feita adequadamente, é fundamental contar com uma assistência técnica séria e comprometida, pois em todos os casos, somente um profissional pode fazer a verificação e realizar a manutenção e troca peças, sempre que for necessário.

Agora que você já sabe os motivos mais comuns do seu ar condicionado está fazendo barulho, não deixe que o problema persiste e agende um horário com o técnico quando isso acontecer.

Gostou das nossas dicas? Quer receber outros conteúdos informativos como esse? Assine nossa newletter.

Top