PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Lâmpada de geladeira não acende? Veja os motivos

Se na hora de abrir o seu refrigerador, você perceber que a lâmpada de geladeira não acende, então é necessário verificar o motivo disso estar acontecendo.

Muitas pessoas acreditam que basta trocar a lâmpada e tudo estará resolvido, mas existem alguns fatores que podem causar esse problema e que devem ser levados em consideração.

Para que você possa conhecer melhor o que está acontecendo, abaixo listamos as causas mais comuns. Confira!

Motivos para que a minha lâmpada de geladeira não acenda

Existem muitos motivos para que uma lâmpada não esteja funcionando. Dentre os mais comuns são:

Problema na fonte de energia

Ao perceber que seu refrigerador não está acendendo, verifique a fonte de energia, pois a falta de eletricidade fará com que a luz fique apagada.

Essa situação também pode afetar o mecanismo de resfriamento, já que o sistema é alimentado pela energia elétrica.

Para verificar a condição de eletricidade, primeiro avalie se há eletricidade na sua casa. Caso esteja tudo certo, observe se o seu aparelho está conectado corretamente na tomada.

Se for confirmado que o problema está no disjuntor, então religue-o para restaurar a energia.

Lâmpada queimada

Geralmente a lâmpada de um refrigerador dura muitos anos, mas ainda assim ela pode queimar, deixando a geladeira escura mesmo que o resto esteja ainda funcionando.

Se você perceber que o seu eletrodoméstico está normal, então basta substituir a lâmpada.

As geladeiras mais antigas possuem lâmpadas incandescentes, facilitando a trocar da luz, basta apenas fazer a substituição.

No entanto, os modelos mais novos são de Led, fazendo com que a troca deva ser feita através de uma assistência.

Interruptor da geladeira preso

Toda geladeira possui um interruptor que é ligado ao abrir a porta do aparelho, fazendo com que a luz se acenda.

Quando você fecha a porta, automaticamente esse sistema é pressionado, deixando a luz apagada. Isso evita desperdício de energia.

No entanto, ocasionalmente este interruptor pode ficar pressionado, em posição de desligado. Com isso, assim que você abrir a porta ele não permitirá que a luz se acenda.

Avalie se não há gelo ou resto de algum alimento nele. Você pode limpá-lo facilmente, pressionando o botão para cima e para baixo para que ele volte a funcionar.

Defeito nos cabos

Assim como qualquer outro aparelho, sua geladeira também contém cabos que podem ser danificados com o tempo de uso.

Caso o fio que conecta a luz de dentro do refrigerador esteja estragado, afetando o fluxo de energia, a lâmpada não acenderá.

Além disso, a luz pode piscar quando o problema está nos cabos. Nessa situação, é fundamental que você entre em contato com uma assistência para que o profissional conserte o erro. O problema pode ser mais complexo, necessitando de ferramentas mais específicas.

E lembre-se: jamais tente reparar sistemas elétricos com a tomada conectada na parede.

Se a lâmpada da geladeira não acende, então é sinal de que há algum problema. Sendo assim, siga nossas dicas acima para avaliar qual é a situação e sempre contrate o serviço de uma assistência em casos mais sérios.

Gostou do nosso artigo? Que tal receber outras informações relevantes para os cuidados com a sua casa? Assine nossa newsletter.

Top