PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

O prato do micro-ondas não está girando? Saiba os motivos

O micro-ondas é dos aparelhos mais utilizados ultimamente. É raro uma casa não contar com um forno desses. Isso porque ele prepara os alimentos mais rapidamente, sendo ideal para quem tem uma vida mais agitada e corrida.

Mas mesmo oferecendo muita praticidade, alguns problemas podem ocorrer, fazendo com que o aparelho não trabalhe corretamente. Isso é muito comum quando o prato do micro-ondas não está girando.

Para você entender mais sobre o assunto, abaixo vamos listar algumas causas para isso acontecer.

Confira!

Como funciona o forno micro-ondas?

O aparelho aquece os alimentos devido às moléculas de água que estão na comida. Com isso, ele faz com que elas rotacionam, causando uma vibração que produz calor.

No entanto, para que o alimento seja completamente aquecido, as moléculas de água devem ser distribuídas igualmente por todos os lados do refratário. É por isso que o prato do forno deve se manter girando, pois é ele que permite que o calor produzido alcance toda a comida.

Por que o prato do micro-ondas não está girando?

Existem alguns motivos para o prato não girar. Dentre eles estão:

Posição contrária do prato

Você já reparou que a bandeja do micro-ondas possui uma espécie de encaixe em uma das superfícies? Isso permite colocar o prato na posição adequada.

Se caso esse encaixe estiver voltado para cima, quer dizer que a peça não está no seu lugar ideal. Assim, você deve trocar os lados para que a parte certa esteja voltada para baixo.

Encaixe mal posicionado

Falando ainda sobre encaixe da peça, o lado que deve ficar para baixo também precisa ser colocado no centro do aparelho, fazendo com que o prato fique inserido corretamente.

Quando isso não acontece, ele fica bambo e não gira como deveria, fazendo com que o alimento não seja aquecido.

Resto de comida nas rodas do anel

Outro motivo para atrapalhar a funcionalidade do eletrodoméstico é ter resto de comida ou detritos debaixo das rodas do anel giratório. Esses farelos podem prender essas rodas, e, assim, elas não conseguem se mover para frente, como deveria

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas confundem os botões do aparelho e selecionam uma opção que não corresponde com o aquecimento das refeições. Dessa forma, algo que pode acontecer é pressionar a função time ao invés de escolher a opção cook.

Quando você usar o seu aparelho micro-ondas, certifique-se de que selecionou o botão correto.

Problemas no motor

Assim como os demais dispositivos eletrônicos, o micro-ondas também possui um motor que faz com que ele funcione perfeitamente.

Mas o tempo de uso, queda de energia brusca ou outras falhas podem fazer esse motor queimar e, com isso, o prato para de girar. Nesse caso, é necessário chamar um técnico para verificar a situação e corrigir o erro.

Se o prato do micro-ondas não está girando, observe essas dicas e contrate, se necessário, uma assistência técnica séria e comprometida para ajudar você nessa situação. Ligue para (31) 3373-6103 e agende uma visita.


Top