PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Prato do microondas girando com a porta aberta? Cuidado!

prato-do-micro-ondas-girando-com-a-porta-aberta-é-perigoso

O forno microondas é um dos aparelhos mais úteis, pois ele descongela, aquece e prepara refeições com rapidez, se tornando essencial na vida das pessoas, especialmente daquelas que tem um dia a dia corrido.

Mas mesmo que ele possa trazer muitas vantagens, existem cuidados que devem ser tomados para que o eletrodoméstico funcione adequadamente. Um dos descuidos que pode danificar o aparelho é quando o prato do micro-ondas estiver girando com a porta aberta.

Para você entender mais sobre como você deve utilizar seu forno, abaixo vamos mostrar algumas dicas interessantes.

Confira!

Quais cuidados na hora de usar o micro-ondas?

Não ligue outro aparelho na mesma tomada

Usar a mesma tomada que o seu microondas está para ligar outro eletrodoméstico pode causar danos no forno, fazendo com que seu rendimento diminua. Além disso, aumenta o uso de sus resistência elétrica, podendo provocar acidentes domésticos.

Não obstrua o sistema de ventilação

Todo microondas possui uma abertura de ventilação que evita o aquecimento exagerado do aparelho. Quando você obstrui essa passagem, pode fazer com que ele aqueça cada vez mais com o tempo de uso, danificando todo o sistema.

perigo-do-micro-ondas-funcionar-com-a-porta-aberta

Não coloque nada sobre o aparelho

O eletrodoméstico deve estar totalmente livre para ser utilizado, sem que haja utensílios e objetos sobre ele. Sendo assim, evite colocar vasos, velas, toalhas e qualquer outra coisa em cima dele para que não ocorra possíveis incêndios.

Retire arames de vedação de alimentos embalados

Muitos alimentos possuem um arame de vedação em suas embalagens. Quando você não remove essa parte e coloca a comida no interior do aparelho, você corre o risco de causar um incêndio.

Além disso, nem todas as embalagens podem ser colocadas no forno, assim, sempre que for aquecer ou descongelar alguma refeição, tenha a certeza de que ela esteja em um prato que possa ser usado no aparelho.

mantenha-seu-micro-ondas-limpo

Limpe as travas de segurança

Existem travas de segurança que mantêm a porta do microondas fechada quando estiver em funcionamento. No entanto, resto de comida e outros resíduos podem afetar essas travas, provocando falhas e possíveis acidentes.

Por que é importante não deixar o prato do micro-ondas girando com a porta aberta?

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas esquecem que até os pequenos deslizes ocasionam erros no sistema do microondas e até acidentes.

Esse é o caso de quando você deixar o prato giratório funcionar sem fechar a porta do eletrodoméstico. Isso costuma causar vazamentos de ondas elétricas, emitindo uma radiação semelhante aos raios solares.

Assim que as ondas atingem uma pessoa pode provocar os mesmos problemas e doenças que a radiação do sol. Com isso, é importante manter a porta sempre fechada.

Atualmente, os modelos novos contam com medidas de segurança que mantêm a porta fechada. Mas qualquer defeito, é fundamental solicitar ajuda de uma assistência técnica para que um profissional qualificado examine a situação e corrija os danos.

Se o seu micro-ondas está com esse problema, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Ligue: (31) 3373-6103

Top