Qual o tamanho ideal da máquina de lavar para minha família?

Quando você vai às compras do mês leva os produtos pensando na quantidade de pessoas do lar, gostos e o limite de orçamento. Da mesma forma, na hora de comprar uma lava roupas, é preciso escolher o tamanho da máquina de lavar ideal para o consumo da sua casa.

Se vai comprar sua primeira lava roupas ou trocar a antiga, fique atento, pois elas não são todas iguais. No mercado existem diferentes modelos que variam em questão de tamanho, capacidade, eficiência, consumo energético, tipos de programa e regulagens inteligentes, aberturas, controles, painéis, enfim, uma gama de opções.

Mas, relaxa. Você não precisa ser um cego no meio do tiroteio nesse assunto. Confira as dicas de como escolher a lava roupas de acordo com o tamanho da sua família:

Família pequena

De 1 a 2 pessoas, sem crianças

Nesse caso recomendamos o tamanho da máquina de lavar que atenda a capacidade de 3kg para quem mora sozinho e de até 9 kg para os casais.

As máquinas de lavar inteligentes também são interessantes já que usam apenas o volume de água necessária de acordo com a quantidade de peças. Segundo Fábio Marques, gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America “alguns modelos até dosam a quantidade de sabão e amaciante de acordo com a quantidade de roupa”.

Ainda se usa peças muito finas, existem as mini lavadoras Brastemp Eggo com capacidade média de 1,5 kg, o modelo consome pouca energia e água, além de poder ser instalada até em banheiros.

Qual o tamanho ideal da máquina de lavar para minha família?

Família média

De 3 a 4 pessoas, com uma criança

Neste caso o indicado é uma máquina intermediária entre 10 e 12 kg de eixo vertical e abertura superior, ou “top load”. O ideal é que o sistema de acionamento também seja automático, de forma a realizar todo o processo de lavagem e centrifugação.  Esse modelo é um dos mais comercializados no Brasil e tem o preço bem em conta, considerando o próximo modelo que vamos apresentar.

Outra opção é a Lava e Seca que além de lavar e centrifugar tem um processo de secagem próprio, bom para quem mora em apartamento pequeno,  sem lugar para pendurar as roupas. Apesar de seu valor ser um dos mais elevados do mercado, o custo benefício é com certeza melhor.

Famílias grandes

Para 5 ou mais pessoas, com duas crianças ou mais

Aqui é preciso contar com uma máquina mais potente e de preferência com sistema de aquecimento de água, uma vez que as crianças sujam mais roupas. Portanto se têm espaço disponível o tamanho da máquina de lavar deve ficar entre 14 e 18 kg.

O sistema de acionamento deve contar preferencialmente com aquecimento, o que é uma grande vantagem, pois a água quente facilita muito a remoção das manchas, além de acabar com germes e bactérias, eliminar melhor o sabão e evitar alergia.

Por outro lado, o mercado oferece as semiautomáticas ou tanquinhos elétricos a preços mais acessíveis. A desvantagem neste caso é que eles possuem menos recursos e demandam atenção e trabalho braçal.  Por isso, indicamos a compra do tanquinho apenas para quem tem tempo de se dedicar ao serviço doméstico.

Outra desvantagem do tanquinho é que não possui sistema de centrifugação e por isso vai precisar comprar uma centrífuga ou secadora. De toda forma, esse combo é uma alternativa para famílias com o orçamento apertado, pois a manutenção e conserto desse tipo de eletrodoméstico é mais em conta.

Agora que você sabe como escolher o melhor tamanho da máquina de lavar para sua casa, confira também como economizar água com a sua máquina de lavar e assine a nossa newsletter para receber atualizações sobre os melhores eletrodomésticos para se usar no seu dia a dia.

Top