PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Evite doenças, faça manutenção regular no aparelho de ar condicionado

Você costuma ligar seu aparelho de ar condicionado quando está muito quente? Essa é uma mania de muitas pessoas. Mas para garantir que um ambiente mais fresco e adequado para toda família, é fundamental fazer a manutenção e limpeza regular, pois assim você evitará que doenças aconteçam.

Muitos problemas de saúde podem ser provocados pela falta de cuidados e higienização desses aparelhos. Por isso, se você não deseja que os germes infectem o seu lar e te causem problemas respiratórios, então tome as precauções devidas.

Abaixo iremos apresentar alguns problemas que podem ser causados pelo uso inadequado do ar condicionado.

Acompanhe!

Quais os malefícios causados pela falta de manutenção do aparelho de ar acondicionado?

Acúmulo de mofo e outros micro-organismos

O ar condicionado, quando está em uma conservação inapropriada, pode acumular umidade dentro das suas bandejas e molas, fazendo com que o ambiente fique repleto de mofo e micro-organismos prejudiciais ao organismo humano.

Assim que as vias respiratórias entram em contato com essas impurezas, elas absorvem fungos que ocasionam infecções severas como sinusite e pneumonia.

Essas doenças quando são diagnosticadas rapidamente e tratadas podem ser curadas com mais facilidade. No entanto, quanto mais tempo dentro do corpo, pior fica a saúde, podendo provocar riscos à vida.

Além dessas contaminações, outros fenômenos tóxicos e alérgicos costumam ocorrer e isso aumenta os sintomas das doenças. Pessoas que são submetidas ao ar condicionado sujo podem apresentar:

  • dor de garganta;
  • obstrução nasal;
  • corrimento nasal;
  • tosse seca;
  • bronquite e crises asmáticas.

Doenças virais

Muitas pessoas acreditam que a sujeira do filtro de ar só oferece riscos para quem sofre com doenças respiratória, mas isso é um mito. Qualquer um está sujeito à desenvolver uma patologia, desde uma simples gripe quanto um problema grave nas vias respiratórias.

A inalação de poeiras provoca distúrbios no sistema imunológico, fazendo com que o indivíduo absorva vírus e bactérias causadores de doenças do legionário (Legionella), conhecido também como pneumonia.

Uma patologia que causa febre forte, dor muscular, vômito, falta de ar e dor no peito.

Doenças virais manutenção regular no aparelho de ar condiconado

Síndrome do edifício doente – ar condicionado em ambientes fechados

Essa síndrome foi descoberta na década de 80 e designada pela Organização Mundial de Saúde (OMG), referindo-se às doenças que foram acumuladas em ambientes fechados que eram refrigerados pelo sistema de ar condicionado.

Pesquisas feitas na época mostraram que locais onde havia grande aglomeração de pessoas, parte delas apresentavam algum problema respiratório.

Mas apenas depois da morte do ministro das comunicações, Sérgio Motta, em 1998, é que o Ministério da Saúde comprovou os riscos que a falta de manutenção e limpeza do ar condicionado trazem para a saúde.

Motta foi vítima de uma bactéria conhecida como Legionella que se aloja na sujeira acumulada pelos filtros de ar. Com isso, o Ministério acabou baixando uma portaria que obriga a higienização mensal desses aparelhos.

Essa bactéria pode ser fatal especialmente para quem apresenta algum problema respiratório, como asma, bronquite e alergias.

Cuidar do seu aparelho de ar condicionado é mais uma forma de demonstrar os cuidados que você tem com a sua casa e com aqueles que você ama. Mas para isso é importante contar com uma empresa séria que oferece os melhores serviços de assistências técnica.

Entre em contato com uma equipe treinada para oferecer toda proteção e conforto que você merece.

Ligue agora mesmo para (31) 3373-6103 e converse com nossos especialistas.

Top