PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

3 dicas de como limpar geladeira frost free

Fazer a limpeza de uma geladeira frost free é mais simples do que parece ser. Como o nome já indica, esse eletrodoméstico não produz camadas de gelo no congelador, o que facilita muito o trabalho na hora de limpá-lo.

Essa tecnologia funciona de seguinte maneira: o sistema de refrigeramento do aparelho “derrete” as camadas de gelo que se formam no interior do freezer. A água desse descongelamento é desviada para um reservatório, que a devolve em forma de vapor, responsável por manter os alimentos frios e eliminar odores desagradáveis.

Entretanto, mesmo sendo um eletrodoméstico bastante funcional, uma limpeza periódica — para eliminar possíveis resíduos e manter a higiene — é extremamente necessária. Assim, continue acompanhando este artigo para entender como realizá-la da maneira mais adequada. Confira!

Periodicidade de limpeza

Definitivamente, fazer a manutenção em uma geladeira deste modelo é muito mais fácil do que nas convencionais. Portanto, caso você viva sozinho e use o aparelho moderadamente, limpá-lo uma vez por mês é o suficiente. Mas, se mora com outras pessoas, o ideal é fazer a limpeza a cada 15 dias.

Uma boa sugestão é programar a faxina para quando a geladeira estiver mais vazia. Dessa forma, o trabalho de retirar tudo de dentro dela e recolocar será bem menor.

Antes de começar a limpar

Obviamente, antes de começar a limpar a geladeira, é preciso retirar todos os alimentos que estão armazenados nela. Os transfira para um recipiente térmico, como uma bolsa térmica ou uma caixa de isopor, para evitar que as comidas mais perecíveis se estraguem. Em seguida, desligue o refrigerador da tomada para evitar acidentes e para que o aparelho não seja danificado durante o processo.

Limpando a geladeira frost free

Depois de esvaziar o eletrodoméstico e desligá-lo da tomada, chegou a hora de passar para os próximos passos da limpeza. Veja abaixo quais são eles e como executá-los corretamente.

1. Retire os itens removíveis

Para limpar as prateleiras e gavetas da sua geladeira, é necessário removê-las primeiro.

Feito isso, utilize uma esponja macia com um pouquinho de detergente neutro para a lavagem. Por fim, as enxague e seque cuidadosamente com um pano seco.

2. Limpe a parte externa e interna

A limpeza da parte interna da geladeira pode ser feita com um pano úmido e um pouquinho de detergente. É preciso ter cuidado na hora de esfregar as paredes, mas fazê-lo com certa firmeza nas mãos, para que todas as impurezas sejam eliminadas. Ao final, use um pano seco para enxugar. O processo da parte externa é semelhante ao da parte interna; a única ressalva é que você utilize materiais que não possam riscar o esmalte da geladeira.

3. Finalize o processo de limpeza

Após finalizar todas essas etapas, recoloque as prateleiras e gavetas e reorganize os alimentos em seus devidos lugares. Concluído este passo, a sua geladeira está pronta para ser utilizada até a próxima limpeza!

Como você pode perceber, limpar uma geladeira frost free é bem menos complicado do que os refrigeradores tradicionais. A autonomia deste aparelho é de uma praticidade excelente, mas, isso não significa que esse processo dispensa uma frequência de higienização. Siga todas as dicas que citamos aqui e você sempre terá uma geladeira sempre limpa e conservada para o uso.

Gostou deste artigo? Caso tenha se interessado em receber mais dicas como esta, assine a nossa newsletter para ter acesso a inúmeros conteúdos semelhantes! ?

Top