PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

O que é preciso saber antes de instalar o ar condicionado split

Quando o verão está se aproximando muitas pessoas procurando por alternativas para deixar o ambiente mais fresco. Uma das soluções é instalar o ar condicionado split. Mas você sabia que para fazer isso é necessário preparar o local e tomar certos cuidados?

Apesar desses aparelhos trazerem certo conforto, a má instalação e falta de manutenção pode trazer grandes prejuízos, além de ocasionar problemas graves de saúde.

Por isso, para que você possa colocar um ar condicionado em sua casa, iremos mostrar quais são os métodos mais eficazes para garantir mais comodidade e segurança à toda sua família.

Confira!

Quais cuidados devo ter para instalar o ar condicionado split?

Escolha o ambiente que ele será instalado

Antes de fazer a instalação, é necessário escolher o local onde ele será acoplado. Se for necessário, você terá que fazer reformas, pois o ambiente deve ser preparado para receber o aparelho.

O ar condicionado pode ser instalado na sala, nos quartos ou outros lugares que necessitam ser refrigerados devido ao calor intenso. No entanto, o aparelho não deve ser colocado em locais em que a tubulação dele atrapalhe a eletricidade ou tubos de água e esgoto, pois isso poderia provocar problemas de instalações nessas redes.

Além disso, a parte de saída do ar condicionado não pode estar em contato direto com o sol e nem ser instalado em cima de aparelhos eletrônicos, pois a água da evaporadora pode danificar esses equipamentos.

Instale a condensadora em uma área externa e arejada, protegida da luz solar para garantir a vida útil do aparelho.

Prepare sua casa

Como o ar condicionado possui duas partes, uma externa e outra interna, ambas devem ficar próximas. Isso porque o equipamento de saída de ar é ligado em tubos e fios até a outra parte. Assim, quanto mais perto, menos você terá gastos com tubos e fios extras.

Calcule a capacidade do split

Para que o aparelho seja qualificado para o ambiente escolhido, você deve calcular a capacidade dele.

Dessa forma, você deve saber a área do ambiente e qual horário a luz do sol atinge o local. Depois disso, você avalie o BTU (Unidade Térmica Britânica) para descobrir a potência de refrigeração do seu ar.

Sendo assim, uma boa dica é verificar essas informações antes de fazer sua compra, lembrando que quanto maior for o espaço, maior deverá ser a quantidade de BTUs, pois é ela que determina a capacidade do ar condicionado.

Solicite a ajuda de assistência técnica

Uma empresa que presta serviço de assistência técnica conta com profissionais qualificados que são treinados para dar suporte e fazer as instalações de forma certa. Eles ainda ajudam na higienização e manutenção para manter o aparelho limpo, livre de vírus e bactérias que podem ser acumulados nos tubos devido ao excesso de poeira.

Esses microorganismos podem causar doenças respiratórios que prejudicam a saúde das pessoas, ocasionando complicações severas e muitas vezes irreversíveis.

Por isso, sempre contrate esses profissionais para garantir um serviço de qualidade.

A instalação do ar condicionado split pode trazer muitos benefícios para a sua casa, desde que você tenha todos os cuidados citados acima.

Quer conhecer uma empresa séria que se preocupa com o bem-estar dos seus clientes? Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Top