PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

De quanto em quanto tempo trocar o filtro do purificador de água

O purificador de água permite que você e toda a sua família consuma um líquido mais limpo e de qualidade, evitando que doenças possam surgir devido a bactérias, fungos e impurezas que estão presentes na água.

Mas não basta apenas comprar um purificador, é preciso manter ele sempre higienizado e fazer a troca do seu elemento filtrante no momento adequado para garantir mais segurança à saúde.

Para que você entenda melhor, abaixo iremos mostrar a importância do filtro do purificador de água e qual o tempo certo para fazer a substituição.

Confira!

Qual a importância do purificador de água?

O purificador consegue eliminar qualquer impureza contida na água. Com isso, ele ajuda a combater microrganismos que possam ser nocivos à saúde da pessoa.

Tais bactérias, fungos e vírus são capazes de ocasionar doenças severas que são capazes de prejudicar sua vida. Em alguns casos, a patologia pode ser mais agravante. Dentre as principais doenças estão:

  • infecção intestinal;
  • hepatite A;
  • febre tifoide;
  • gíardise;
  • amebíase.

Qual a importância do Purificador de Água

Por que trocar o filtro do purificador de água?

O elemento filtrante é a parte mais importante de qualquer purificador, pois ele é o responsável por manter a qualidade da água, acabando com as impurezas, permitindo que você possa beber um líquido limpo, livre de contaminações.

Assim, ele é capaz de reter todas as partículas suspensas, como areia, ferrugem, bactérias e outros produtos que causam problemas à saúde. Além disso, ele remove o excesso de cloro da água que chega na sua residência.

No entanto, para o elemento filtrante funcionar adequadamente, é fundamental realizar a sua troca, pois com o tempo de uso, ele passa a ficar saturado, reduzindo sua capacidade de filtração e com isso a água não é totalmente purificada.

Cada marca possui o tempo de troca recomendado em sua embalagem. Por isso, sempre que comprar um purificador, preste atenção nas recomendações de fábrica.

Quando devo fazer a troca do filtro do purificador de água?

O ideal é que o seu elemento filtrante seja trocado de 6 a 9 meses de uso. Contudo, o intervalo pode ser alterado, já que depende do volume de uso e da qualidade da água que chega até a sua casa pela rede.

Cada filtro tem o limite de funcionalidade, ou seja, ele tem um período determinado para realizar a filtragem da água. A maioria é de 3 mil a 6 mil litros de água, fazendo com que sua substituição seja viável ao atingir essa marca.

Quanto mais pessoas estiverem consumindo água, menor será o tempo de uso do seu filtro. Com isso, o tempo de troca varia muito.

Outro fator determinante para saber quando o refil deve ser trocado é a localização geográfica. Quanto mais impura for a água da sua região, mais seu purificador irá trabalhar, fazendo com que a vida útil do elemento filtrante seja reduzida.

O purificador de água é a melhor solução para oferecer uma água saudável à sua família, possibilitando uma vida mais plena e benéfica. Mas é importante manter a limpeza do aparelho e trocar o filtro sempre que for necessário.

Quer receber mais dicas como essa e manter sua casa sempre segura? Assine nossa newsletter e fique por dentro.

Top