PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

5 cuidados essenciais com as adegas climatizadas

Se você é um apreciador de vinhos e gosta de manter algumas coleções em sua casa, então saiba que as adegas climatizadas estão entre as melhores opções. Isso porque ela ajuda a proteger suas garrafas, armazenando cada uma em um clima adequado, sem que seja necessário grandes espaços e até mesmo um único cômodo para isso.

No mercado você pode encontrar diversos modelos e tamanhos para todos os tipos de vinhos existentes. Basta escolher aquela que mais se enquadra às suas necessidades.

Mas para que sua adega possa funcionar adequadamente, é importante ter certos cuidados. Por isso, abaixo vamos apresentar algumas dicas para preservar a sua adega climatizada e manter a qualidade das suas bebidas.

Confira!

Como cuidar da adega climatizada?

Adeque a temperatura

O armazenamento dos seus vinhos deve ser ideal para que a qualidade da bebida seja mantida. Por isso, escolha um local dentro da sua casa que tenha, aproximadamente, 12º C, chegando no máximo 24º C, caso a garrafa fique guardada por muito tempo.

Esse é um fator chave, pois temperaturas inferiores de 12 º C podem até não prejudicar o sabor do vinho, mas retarda o envelhecimento da bebida, além de afetar a preservação do ambiente.

Além disso, cuidado para que não haja variação do clima, pois a oscilação influencia diretamente a qualidade do líquido.

Cuide da umidade

Ao optar por uma adega climatizada em casa, é fundamental que você fique atento à umidade do ambiente que será usado para o armazenamento do vinho, pois ela pode estragar o sabor da bebida.

Se a umidade estiver muito baixa, pode ocasionar um ressecamento nas rolhas, permitindo entrada de oxigênio que altera o sabor. O ideal é a umidade ficar entre 65 e 75%, mantendo sempre essas variáveis para que as garrafas fiquem intactas.

Escolha o local ideal

O lugar onde ficará sua adega deve ser escolhido com cautela. Ele deve ser totalmente protegido do sol ou de qualquer forma de iluminação forte, pois os raios de luz alteram o aroma do vinho.

O local também deve ser firme, ficando afastado de qualquer ambiente que tenha superfícies instáveis ou que sejam suscetível a movimentos. Qualquer vibração pode causar deterioração da bebida.

Proteja sua adega

Outro cuidado importante é evitar calor próximo ao local de armazenamento. Quando a adega fica perto do fogão ou qualquer outro equipamento que gere calor, ela passa a fazer um esforço maior para funcionar corretamente. Com o tempo, o local passa a se desgastar, provocando falhas na despensa.

Você também deve limpar o ambiente para evitar que sujeiras penetrem do local, causando problemas no funcionamento.

Mantenha a porta da adega bem fechada

Não se esqueça que a porta da sua adega deve ficar vedada para evitar troca constante de ar e calor com a parte externa. Por isso, sempre que for escolher uma garrafa, fique atento para que a porta não fique aberta por mais tempo que o necessário.

As adegas climatizadas são ideias para quem deseja ter boas garrafas de vinhos em casa e apreciar um sabor de qualidade. Seguindo as dicas acima você conservará seus vinhos e a sua adega por mais tempo.

Mas se mesmo seguindo esses cuidados básicos, você percebeu que sua adega climatizada aparentemente não está em pleno funcionamento, entre em contato com a Assistência Técnica MG (31) 3373-6103, somos especialistas no conserto de adegas climatizadas.

Top