PLANTÃO 24 HORAS (31) 3373-6103

Aprenda como organizar uma geladeira perfeitamente

Você vai no supermercado, faz suas compras como de costume, chega em casa e agora é o momento de guardar tudo. Mas você sabe como realmente organizar a geladeira?

Pode parecer exagero, mas armazenar os alimentos de forma correta dentro do seu refrigerador pode preservar a qualidade deles, além de evitar a contaminação por algumas bactérias e vírus.

Isso porque existem cerca de 250 doenças que podem surgir devido a má conservação dos alimentos.

Para que você aprenda a manter a organização dos seus produtos dentro da geladeira, abaixo listamos algumas dicas importantes.

Acompanhe!

Como organizar geladeira adequadamente?

Cada alimento tem seu lugar certo no interior do refrigerador e é importante seguir essas orientações para que ele não estrague facilmente, mantendo sempre a sua preservação. Para fazer a organização adequada você deve:

Como limpar a geladeira

Antes de guardar qualquer produto, é fundamental fazer a higienização do local. Por isso, pegue uma esponja, detergente neutro e um pano macio para fazer a limpeza.

Se as prateleiras forem removíveis e estiverem muito sujas, faça a remoção e lave na pia. Depois que estiver tudo limpo, passe o pano para remover o excesso de sabão e outro tecido seco para fazer a secagem.

Pronto! Agora seu aparelho está preparado para receber os alimentos.

Como preservar os alimentos proteicos

As proteínas como peixe e carne devem receber mais cuidados, pois costumam sofrer maior risco de deterioração. Sendo assim, use potes com tampas que possuam boa vedação.

Isso evita exalar o cheiro dos produtos. Além disso, eles devem ficar na parte mais gelada do refrigerador e longe de outros itens.

Se os produtos estiverem embalados, respeite o prazo de validade para consumi-los no tempo certo e evitar problemas de saúde.

Cada item no seu lugar

As novas geladeiras possuem um processo de refrigeração mais uniforme. Se a sua for desse modelo, então basta seguir algumas orientações simples.

Alimentos como queijo e iogurte que necessitam de resfriamento devem ficar na prateleira de cima, mais próximo ao congelador.

Consequentemente sobras de almoço ou alimentos que exigem menos refrigeração podem ser mantidos nas prateleiras inferiores.

As frutas devem ser colocadas nas gavetas pequenas e sempre lavar cada uma apenas na hora de consumir. Já nas gavetas maiores é possível armazenar verduras e legumes desde que estejam em embalagens de plásticos, retirando as sacolas que vieram do supermercado, pois podem estar contaminadas.

Apesar de muitos aparelhos conterem espaço para os ovos na porta, esse não é o local mais apropriado, pois ao abrir a porta, a mudança de temperatura pode alterar a qualidade dos produtos. Dessa forma, coloque eles dentro de uma vasilha em uma das prateleiras de baixo.

Armazenar ervas e hortaliças

Os sacos plásticos são um meio eficiente de proteger suas ervas e hortaliças. O importante é que eles estejam lavados e bem secos. Além disso, é fundamental que esses alimentos não fiquem muito apertados dentro do plástico para não amassar.

Organizar geladeira não é um processo difícil e demorado, basta seguir as dicas acima e você conseguirá conservar seus alimentos, fazendo com que seu aparelho funcione de forma apropriada.

Gostou das nossas sugestões? Quer receber outras orientações como essas? Então assine nossa newsletter.

Top